Equilíbrio
Tranqüilidade e controle
Disposição e vitalidade
Fortalecimento e flexibilidade
Meditação em movimento
Concentração/ativação mental/Disciplina
Filosofia Oriental e Medicina Tradicional Chinesa

NA CIDADE E REGIÃO

____________________________________
AULAS DE TAI CHI CHUAN PARA PACIENTES DO CMAD - CENTRO MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO DIABÉTICO - 27/07/2017

No último dia 27/07 o CMAD – Centro Municipal de Atenção ao Diabético, realizou um encontro que propunha uma tarde diferente onde os pacientes pudessem usufruir de momentos alegres, relaxantes, e de maior interação entre eles e o grupo de servidores. A idéia foi tão bem sucedida que deve entrar na programação das atividades do centro.

Os pacientes se dirigiram ao Poliesportivo do Bairro Patrimônio, e foram recebidos com música, lanches balanceados, jogos, e puderam participar de atividades terapêuticas como Tai Chi Chuan e Dança Circular.

Vários pacientes são cadeirantes e tem feridas nos pés, portanto vão ao centro para fazer tratamentos e curativos. Pensando em atender esses e seus familiares desenvolvemos uma série de Chi Kung adaptada. Seja cadeirante, pós cirúrgico, ou pessoas com limitações diversas a série adaptada se torna acessível e permite que experimentem o Tai Chi Chuan. Dessa forma todos praticaram juntos: pacientes, familiares, servidores do CMAD, crianças e idosos.






____________________________________
EVENTO DE PREVENÇÃO AO AVC PROMOVIDO POR GRUPO DE ESTUDOS DA UFU NO PARQUE DO SABIÁ - 12/2016





________________________________________
PROJETO: AULAS ABERTAS DE CHI CHUNG E TAI CHI CHUAN
NA OFICINA CULTURAL DE UBERLÂNDIA

Durante o ano de 2016 as aulas ocorreram às quintas 18:30. Com a regularidade a prática para alguns se tornou mais forte e disciplinada. É com satisfação que vejo realizar alguns objetivos, principalmente oferecer gratuitamente essa arte para a comunidade. A continuidade do projeto em 2017 deve ter alteração de dias e horários, aguardem informações. 




__________________________________________
V COPA AMIZADE DE KUNG FU 2016

Participação do Tai Chi Chuan na modalidade mãos livres em evento promovido pela Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu. Agradeço ao Guilherme Amaral pelo convite e participação comigo na demonstração da forma 16 movimentos, e a Natália grande amiga pela presença. 





___________________________________________
AULA ABERTA NO PARQUE DO SABIÁ - 10/16





_________________________________________
AULA INAUGURAL - ESPAÇO DE PRÁTICAS NA MORADA DA COLINA - 08/16






___________________________________________
1º ENCONTRO DAS ARTES MARCIAIS - ACADEMIA OFICINA DO CORPO - 15/05/16

Em uma excelente manhã de domingo estiveram presente instrutores e alunos de : Wing Chun, Muay Thai, Karatê e Tai Chi Chuan em evento promovido por Wildo de Oliveira, diretor da Academia Oficina do Corpo.








 ____________________________________________
 AULA ABERTA NA PRAÇA CLARIMUNDO CARNEIRO






  ______________________________________________

 PROJETO: AULAS ABERTAS DE CHI CHUNG E TAI CHI CHUAN
NA OFICINA CULTURAL DE UBERLÂNDIA

 No último semestre de 2015 o projeto voluntário atendeu cerca de 80 pessoas, desde praticantes assíduos semanalmente à praticantes esporádicos que tiveram seu primeiro contato com a arte. 
As aulas permitiram à crianças acompanhadas de seus pais, jovens, adultos membros da terceira idade e até portadores de deficiência usufruírem de momentos valorosos vividos através da prática do Tai Chi Chuan. 






_______________________________________________
Dia do Servidor Público - Universidade Federal de Uberlândia






No dia 25 de outubro foi comemorado o dia do Servidor Público. A Universidade Federal de Uberlândia ofereceu aos seus servidores dos campus: Santa Mônica, Umuarama e Educação Física diversas atividades como palestras, exibição de filmes, serviços médicos, dinâmicas e aulas de Tai Chi Chuan através da Liga Mineira de Tai Chi Chuan.


Os servidores são geralmente pessoas que trabalham longas horas e dispõe de pouco tempo para atividades físicas. Dessa forma a Reitoria da Universidade pretende levar à seus funcionários uma forma prática, acessível e agradável de cuidar da saúde física e mental dos servidores, implantando em todos os campus aulas periódicas de Tai Chi Chuan.


As aulas ministradas pelos instrutores deram uma prévia aos participantes do que é a pratica do Tai Chi Chuan. No geral todos sentiram dificuldades porém concordaramm que fizeram muito bem ao corpo dando-lhes um certo grau de alegria e disposição no final das atividades


Exercícios de Chi Kung e Lian Kung





Demosntração da Forma Yang de Tai Chi Chuan.







______________________________________________________________________________
Comemoração de 35 anos da loja Rosa Cruz AMORC em Uberlândia

No último dia 18 a Ordem Rosa Cruz loja de Uberlândia comemorou 35 anos na cidade. Além das aulas de Tai Chi Chuan que normalmente ocorrem aos domingos as instrutoras: Sara, Annapaola e Eliane fizeram uma demonstração da forma Yang de Tai Chi Chuan para os alunos e demais membros convidados para a comemoração.

Ainda como parte das atividades de comemoração, aconteceram danças circulares, apresentações teatrais e um almoço fraternal entre os membros e seus familiares.





















__________________________________________________________________________-




Mais uma vez agradeço às grandes amigas Annapaola e Eliane, por todo o empenho e determinação nos treinos durante essa semana. Toda nossa dedicação nos torna ainda mais unidas, as tenho como grandes irmãs.
Obrigada! :)

___________________________________________________________________________________

PROJETO: TAI CHI CHUAN NA ORDEM ROSA CRUZ - AMORC


A Ordem RosaCruz é uma organização internacional de carater mistico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espirito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradicão e da Cultura Rosacruz.




Todos os domingos às 9:00h os membros da AMORC participam do Projeto Tai Chi Chuan na RosaCruz. As aulas são abertas ao público.




"O Projeto está sendo um sucesso e vai de encontro com os ideais da Ordem". Beth Li.

_____________________________________________________________________________
DIA MUNDIAL DO TAI CHI - ABRIL DE 2010


No último sabado dia 24, foi comemorado o dia internacional do Tai Chi Chuan em várias cidades. Em Uberlândia os instrutores e seus alunos se reuniram para uma aula aberta na Praça Sérgio Pacheco, com vários exercícios de Chi Kung, Lian Kung e uma breve demonstração da primeira parte da forma Yang de Tai Chi Chuan.





Obrigada aos meus alunos pela presença: Weyder e Alexandre!


André praticante do estilo Sun também participou das atividades.


Alunas da Tereza, do CEREST e da Terapias Naturais! Obrigada pelo entusiasmo, alegria e participação de vocês!

Obrigada principalmente ao nosso Lao Shi Dr. Yang Sin Bo, nascido na China continental, é medico acupunturista, estudante do Taoismo e nos ofereceu uma palestra sobre a filosofia do Tai Chi Chuan.




_______________________________________________________________________________

MONSANTO TRABALHA COM TAI CHI CHUAN NA SIPAT

Pelo segundo ano a instrutora de Tai Chi Elizabeth é convidade a participar da SIPAT da MONSANTO, trabalhando exercícios educativos e de recuperação postural com mais de 200 funcionários da empresa. Os exercicios de Chi kung são a ginástica laboral chinesa, e extremamente importantes para o ambiente de trabaho, pois são eficientes na prevenção de LER - Lesão por esforço repetitivo, e ao mesmo tempo auxiliam a manter a mente em estado tranquilo e sempre melhorada em suas capacidades intelectuais.









__________________________________________________________________________________

TAI CHI CHUAN NO CEREST





O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST é responsável pelo serviço de retaguarda de média complexidade, e por se constituir como pólo irradiador da cultura especializada na relação trabalho/processo saúde/doença, assumindo a função de suporte técnico e científico neste campo do conhecimento.

Em Uberlândia possui uma sede, equipamentos, equipe multiprofissional, um Conselho de Serviço (Representantes da Comunidade), faz parte da estrutura do SUS e vem somar ações para um atendimento de excelência ao trabalhador.

Ações como palestras educativas, prevenção em saúde, orientações quanto a saúde e direitos do trabalhador, sensibilização quanto a notificação de acidentes de trabalho (CATs), vigilância, treinamentos de trabalhadores do SUS, estabelecimento de nexo causal da doença, sensibilizações e debates sobre o tema.

Desde 2008 o CEREST introduziu o Tai Chi Chuan para o trabalho de recuperação de trabalhadores em licença e afastamento por diversas patologias relacionadas. Desde então vários profissionais recuperaram a movimentação, a auto-estima e bom humor, mostrando que tem sido um sucesso, no qual a Prefeitura de Uberlândia acreditou e agora faz questão de manter o projeto ativo com 2 aulas semanais na unidade do Bairro Santa Mônica.
________________________________________________________________________________

POLICIA FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A convite da Policia Federal de Uberlândia foram realizadas aulas e palestras sobre Tai Chi Chuan para policiais, oficiais e área administrativa dando inicio a um trabalho novo e de extrema importancia para a criação de um ambiente de trabalho agradável e contribuindo na busca de equilibrio e clareza mental para profissionais que lidam com stress e situações delicadas todos os dias.








_______________________________________________________________________________

Na noite de inauguração do Bazar Ganesha houve: palestra sobre Tai Chi Chuan com a instrutora Beth Li, apresentação da forma Yang e recepção com chás orientais.









___________________________________________________________________________________


JOGOS OLIMPICOS - E.E. MESSIAS PEDREIRO - 2008





Na abertura dos Jogos Olimpicos da Escola Estadual Messias Pedreiro, as alunas das academia Budokan foram convidadas para apresentarem a forma yang de Tai Chi Chuan.


_______________________________________________________________________________

VIVA BEM e 3ª CAMINHADA UNIMED



No dia 23 de agosto de 2009 a Unimed em parceria com a Futel promoveu no Parque do Sabiá um evento com vários profissionais da área da saúde oferecendo serviços gratuitos para todos os visitantes do parque. Diversas atividades como alongamento, ginásticas apresentações artísticas foram oferecidas, assim como uma aula de Tai Chi Chuan com exercícios de Chi Kung e Lian Kung, execelentes para o bom funcionamento do sistema circulatório e manutenção da pressão cardiaca. As instrutoras da academia Budokan e Terapias Naturais coordenaram as aulas.








 _________________________________________________________________________________


DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN - 2009



Todo ano no dia 25 de Abril em várias cidades é comemorado o dia Mundial do Tai Chi Chuan, com várias apresentações e aulas abertas. O mês de Abril no qual também é comemorado o dia Internacional da Saúde oferece várias atividades buscando a melhor qualidade de vida das pessoas reunindo profissionais da área da saúde de várias especialidades.




Na Feira do Fundinho as instrutoras de Uberlândia fizeram uma apresentação pública com trajes orientais que torna os movimentos ainda mais belos. A caracterização das roupas ficou a cargo da Instrutora Beth Li, cabelo e maquiagem responsabilidade da habilidosa instrutora Annapaola Crosara. Obrigada!! Ficamos lindas!!
 
___________________________________________________________________________________

FEIRA DO FUNDINHO






Todo primeiro sabado do mês acontece a Feira do Fundinho, na praça Coronel Carneiro, onde várias apresentações artisticas acontecem a partir das 18h. Instrutores de de Tai Chi Chuan oferencem aulas gratuitas aos interessados e visitantes da feira às 18h.




_________________________________________________________________________________


Este Blog foi pensado com muito carinho para levar o Tai Chi Chuan mais próximo de todos, com notícias, artigos interessantes, atualidades e principalmente divulgar as atividades desenvolvidas em Uberlândia.

Espero de todo coração que façam bom proveito e se estimulem a praticar e conhecer cada vez mais essa arte maravilhosa!
Sara

Nenhum comentário:

Postar um comentário